Barra Laminada Redonda de Construção Mecânica

Saiba mais sobre a linha de produtos inovadores em aços especiais que a Gerdau oferece. Conheça os aços especiais – BARRA LAMINADA REDONDA DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA

Linha de Aço Especiais: BARRA LAMINADA REDONDA DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA.

Barra Laminada Redonda de Construção Mecânica é um dos principais produtos do portfólio do segmento de Aços Especiais.

A sua produção tem início na Aciaria, a partir do (FEA) Fornos Elétricos a Arco, tendo a sucata como principal matéria prima que é transformada em aço líquido. 

METALURGIA SECUNDÁRIA | AÇOS ESPECIAIS

Na etapa denominada Metalurgia Secundária, a equipe de aciariastas responsável em fazer os ajustes necessários na composição química do aço, adicionando os elementos de liga (C, Mn, P, Si, Mo, S) de acordo com o pedido do cliente & aplicação final. Além disso, os principais cuidados para garantir o nível de limpeza inclusionária estão neste processo, que inclui refino em Forno Panela e Desgaseificação a Vácuo, Esta etapa é essencial para garantir especificação de composição química e limpidez do aço, que resultarão nas propriedades mecânicas do aço.

Após a análise de liberação da Metalurgia Secundária, que assegura que composição química, limpidez do aço e temperatura estão dentro das especificações. O Aço liquido segue para o processo de Lingotamento, podendo ser direcionado ao Lingotamento continuo ou Lingotamento Convencional, conforme roteiro pré-definido no fluxo de produção.

O aço já solidificado em forma de Tarugo ou Lingote será direcionado para a área de Laminação a quente, processo de conformação que dará o formato desejado ao material com os devidos controles de suas características dimensionais.

O formato de redondo é o formato mais utilizado no mundo dos aços especiais.

TIPOS DE AÇOS

Os tipos de Aços mais conhecidos que podem ser produzidos no formato de Barra Laminada Redonda de Construção Mecânica são: DIN 20MnCr5DIN 38 MnSIVS5 e DIN 100Cr6.

APLICAÇÃO FINAL

Veja abaixo imagem ilustrativa o processo de transformação de uma Barra Laminada Redonda de Construção Mecânica em uma BIELA – componente mecânico de Veículos leves ou Pesado do Setor Automotivo

Leia também : http://www2.gerdau.com.br/blog-acos-especiais/propriedades-mecanicas-dos-acos-ii

Esse conteúdo foi útil para você?