Certificados de Qualidade: O que são?

Certificados de Qualidade: Entenda e conheça as certificações da Gerdau Aços Especiais

Em todos os setores da indústria, contar com fornecedores certificados é essencial para operar com qualidade e segurança. Emitidos por órgãos nacionais e internacionais, os certificados de qualidade atestam a excelência de produtos, serviços e processos produtivos, bem como de sistemas de gestão e controle interno das empresas.

Neste artigo, você aprenderá um pouco mais sobre os principais certificados de qualidade industrial e terá acesso às certificações da Gerdau Aços Especiais no Brasil. Continue a leitura para saber mais e conferir nossos certificados de qualidade!

Certificado de Qualidade: O que é isso?

Os certificados de qualidade são instrumentos que garantem a conformidade de uma empresa a padrões internacionalmente reconhecidos de excelência no atendimento a determinados segmentos. 

Ao obter uma certificação de qualidade, o fornecedor acreditado comprova sua capacidade de atuar em acordo com requisitos regulamentares e estatutários. Além de conferir credibilidade, a certificação contribui para gerar competitividade no mercado, fomentando a melhoria contínua e o desenvolvimento sustentável das organizações. 

Os certificados de qualidade também ajudam a promover a satisfação do cliente, sinalizando a abordagem eficaz de riscos e oportunidades pela empresa, a segurança e o controle para atendimento das especificações do produto final oferecido.

Principais Certificações de Qualidade

Cada certificação de qualidade abrange um escopo específico de requisitos. Entre as mais importantes na indústria metal-mecânica, estão:

CertificaçãoEscopo
ISO 9001Requisitos para sistemas de gestão da qualidade.
ISO 14001Requisitos para sistemas de gestão ambiental.
ISO 17025Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.
Pressure Equipment Directive (PED)Requisitos para fornecimento do setor de óleo e gás.
IATF 16949Requisitos específicos para sistemas de gestão da qualidade da cadeia automotiva.

Como obter uma certificação de qualidade?

As certificações de qualidade são acreditadas por órgãos oficiais que variam entre os países. No Brasil, o órgão acreditador da ISO é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)

A implementação e manutenção das certificações ocorrem por meio de auditorias, classificadas em três tipos:

  • Auditoria de 1ª parte (Auditoria Interna): processo no qual a própria organização audita seu sistema de gestão da qualidade;
  • Auditoria de 2ª parte (Auditoria em Fornecedor): audita o sistema de gestão da qualidade de um determinado fornecedor;
  • Auditoria de 3ª parte (Auditoria Externa): realizada por um auditor qualificado independente, membro de algum órgão certificador credenciado.

O processo de auditoria inclui ainda uma preparação prévia, que pode envolver ações com diferentes graus de complexidade. 

Nas auditorias de sistemas de gestão, todos os níveis da organização são avaliados – o que implica a necessidade de uma cultura de boas práticas na empresa, adequando a rotina produtiva aos requisitos obrigatórios previstos em norma. Além das áreas industriais, departamentos como Engenharia, Suprimentos, Garantia da Qualidade, Planejamento e Recursos Humanos também são auditadas. 

As certificações envolvendo sistemas de gestão têm, em geral, validade de três anos, com avaliações periódicas neste intervalo para fins de manutenção. Caso a auditoria identifique não-conformidades graves às normas estabelecidas, a organização deverá implementar ações corretivas imediatas. Caso contrário, pode haver o risco de a certificação não ser renovada – e da empresa vir a perder seu certificado de qualidade.

Certificações de Qualidade: Gerdau Aços Especiais

Como fornecedora, a Gerdau se orgulha de operar, no Brasil, três unidades certificadas produtoras de Aços Especiais

Confira abaixo as certificações referentes a cada usina Gerdau Aços Especiais. Para baixar o certificado de seu interesse, clique na sigla listada na coluna à direita:

Unidade Produtora GerdauCertificação de Qualidade
Usina de Charqueadas (RS)IS0 9001; ISO 14001; IATF 16949; PED
Usina de Mogi das Cruzes (SP)IS0 9001; ISO 14001; IATF 16949
Usina de Pindamonhangaba (SP)IS0 9001; ISO 14001; IATF16949; PED

Todas as certificações listadas estão disponíveis também em nosso site, na seção Downloads > Documentos e Certificados

Se este artigo foi útil para você, confira outros conteúdos do nosso blog e obtenha mais materiais para consulta de técnicos, estudantes e professores.

Esse conteúdo foi útil para você?