COMPONENTES | MOTOR À COMBUSTÃO INTERNA

Você sabe o que é um veículo automotor?

Segundo o código de trânsito brasileiro (CTB), veículo automotor é todo veículo com motor de propulsão que circule por seus próprios meios, e que sirva de transporte para pessoas ou materiais ou que sirva de tração para outros veículos. Como fonte de energia podem utilizar combustíveis de origem fósseis como a gasolina ou fontes de energia mais limpas e renováveis como o etanol.

Saiba mais sobre a para veículos leves e pesado em nosso Blog acesse. 

O que podemos dizer sobre o motor ?

O motor é o coração do veículo leve, o elemento principal de energia que cria o movimento nas rodas, dando a mobilidade ao carro.

Para o motor de partida funcionar é necessário um trabalho conjunto de diversos componentes desde a bateria, radiador, filtro de óleo entre outras.

Além das peças citas acima, existem outros que contribuem para o bom funcionamento dos veículos, e para esse post vamos comentar algumas peças em destaque na imagem abaixo:

Conheça os principais componentes produzidos com Aços Especiais | Veículos Leves.

  • BIELA – Presentes nos motores de combustão, responsáveis em transmitir a força gerada na câmera de combustão para o virabrequim sendo produzidas por aços nas qualidades de DIN 38MnSiVS5M, DIN 44MnSiVS6 e C 70.
  • VIRABREQUIM – Peça essencial para o funcionamento do motor que trabalha em conjunto com os pistões e comando de válvula. As principais qualidades de aços especiais para produzir um Virabrequim são SAE 1548 e DIN38MnVS5.
  • PINOS – Elemento que sustenta o pistão na biela permitindo o travamento das peças evitando o deslocamento entre elas, peças de segurança que são produzidas a partir dos aços especiais nas qualidades SAE 5115 e DIN 16MnCr5.   
  • EIXO DE COMANDO – Responsável pela funcionalidade de movimento do veículo, regulando a abertura de válvulas em um motor. As principais qualidades de aços especiais são SAE 1080 e DIN 100Cr6.
  • ROLAMENTOS – Os aços ligados SAE 52100 e DIN 100 Cr6 são resistentes aos desgastes, perfeitos para a produção de rolamentos, que são responsáveis pela rotação de eixos.
  • ELEMENTOS DE PARTIDA – Componente responsável por transformar a energia elétrica em energia mecânica. As principais qualidades em Aços Especiais no desenvolvimento dessas peças são SAE 10B22 e DIN11SMn37.
  • ELEMENTOS DE FIXAÇÃO – Componentes utilizados para união de peças, conhecidos como parafusos, porcas entre outros, resistentes ao esforço repetitivo.  Para obter um melhor desempenho as principais qualidades na sua produção são as qualidades SAE 10B22, SAE 10B30 e Din 41CR4.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Aços Especiais? Inscreva-se na nossa Newsletter
 

Fonte: http://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/enetendendo-motor-um-carro.htm

Esse conteúdo foi útil para você?