Aços especiais: Conheça os seus diferenciais

Quem trabalha no mercado da indústria, encontra grande variedade de aços, tipos, formas e aplicações, que demandam diferentes composições químicas e propriedades mecânicas. Quando a aplicação requer dos componentes altos desempenhos em resistência à fadiga, tração, compressão, torção, flexão e/ou temperaturas diferenciadas, entre outras características específicas, recomenda-se a utilização de aços especiais.

Os aços especiais possuem um grau de limpeza interna superior aos aços comuns, onde o aço é submetido ao vácuo, além da adição de elementos de liga para conferir melhores propriedades mecânicas.

De acordo com a composição química, propriedade mecânica e método de produção, os aços podem sem classificados em:

  • Aços Especiais / Aços Ligados – são aços ligados ou de alto carbono, de composição química definida em estreitas faixas para todos os elementos e especificações rígidas.
  • Aços Construção Mecânica – são aços ao carbono e de baixa liga para fabricação de peças forjarias, rolamentos, molas, eixos, peças usinadas, e etc. Conforme a necessidade do cliente, também podem ser produzidos como aços especiais.
  • Aços Carbono – são aços ao carbono, ou com baixo teor de liga, de composição química definida em faixas amplas.

Na Gerdau Aços Especiais, você encontra equipes com alto conhecimento técnico e equipamentos de alto grau tecnológico, o que torna a Gerdau referência na fabricação de aços especiais

Devido a essa estrutura e a tecnologia presente nas diversas unidades (03 unidades do Brasil e uma no EUA) a Gerdau Aços Especiais atende às mais diversas necessidades e exigências do mercado, desenvolvendo produtos exclusivos para cada cliente.

Com essas características únicas de resistência, tenacidade, usinabilidade, grau de limpeza e dureza, os aços especiais ganham notoriedade e importância nos principais mercados consumidores de aços, como no setor automotivo e industrial.


Aproveite para conferir o nosso manual sobre os aços especiais.

Esse conteúdo foi útil para você?