GERDAU MAX CLEANITY – Clean Steel, materiais com alto desempenho.

O que é clean steel?

Clean steel, ou aço limpo, são materiais com altíssimo nível de limpeza inclusionária, produzidos através de rigorosos processos de produção.

Como é o processo de Fabricação do Clean Steel? 

Como comentamos no post Início da Fabricação do Aço, o segmento de Aços Especiais utiliza Fornos Elétricos a Arco para refusão de sucata e acero de pureza e composição química nas operações de refino primário e refino secundário do aço. A formação de inclusões durante a fabricação do aço é uma consequência físico-química inevitável, que surge através de reações metalúrgicas. O processo de refino possui uma forte influência na eficiência de remoção de inclusões e limpeza do aço. Essas inclusões podem ser exógenas ou endógenas: 

  • Exógenas: contato com insumos externos como refratários, pós de cobertura, fluxantes, mobiliários, entre outros;
  • Endógenas: reações químicas entre metal/escória, ferro-ligas, etc. Possuem o caráter de serem microinclusões.

Com foco no aprimoramento do refino, diversos estudos foram realizados e as melhorias compreendem desde a análise e seleção de matéria-primaprocessos de fusão e o próprio refino, até a solidificação do aço.

Pesquisa e Desenvolvimento de Aços Especiais

Gerdau Aços Especiais possui uma área de Pesquisa & Desenvolvimento, que é composta por um time de profissionais focados em atingir as mais rigorosas exigências do mercado. Como resultado desse trabalho, que agrega tecnologia e controles de processo rígidos, a Gerdau Aços Especiais se tornou pioneira no desenvolvimento da solução em aços limpos no cenário nacional com a linha GERDAU MAX CLEANITY.

CONHEÇA A LINHA DE PRODUTOS GERDAU MAX CLEANITY

A linha de produtos GERDAU MAX CLEANITY possui tecnologia que garante maior desempenho, confiabilidade e melhoria de performance, o que possibilita redução de peso dos componentes. O resultado são produtos com maior vida útil mais resistência mecânica.

Esta tecnologia abrange práticas diferenciadas desde o processo de refino e desgaseificação até a solidificação do aço. Como por exemplo, controles rígidos de propriedades físico-químicas, tempo e pressão, monitoramento online de composição química e escória, além de equipamentos com alto nível tecnológico.

Quais são as aplicações principais na utilização do GERDAU MAX CLEANITY? 

A linha  GERDAU MAX CLEANITY  é destinada,  principalmente, à produção de:

  • Rolamentos e cubos de roda: para melhorar a resistência à vida em fadiga por contato e máxima tensão subsuperficial, além da redução de peso para os cubos de roda; 
  • Molas: para aumento da vida em fadiga por esforço de tração e compressão; 
  • Engrenagens: para aprimorar a usinabilidade, a resistência ao crescimento anormal de grão em processos de cementação e melhoria na tenacidade e vida em fadiga por flexão no pé do dente; 
  • Eixos e componentes: para aumentar a vida em fadiga por esforço torsional.

Além do setor automotivo, a linha GERDAU MAX CLEANITY pode ser utilizada em outros setores. Para saber mais, consulte nossa área de vendas.

PRÊMIO REI_2020 | CATEGORIA 10 – INSUMOS

A Tecnologia GERDAU MAX CLEANITY vem ganhando grande notoriedade no cenário global nos últimos anos, atendendo as mais diversas aplicações do mercado. Em junho de 2020 foi indicada ao Prêmio Rei,  organizado pela Automotive Business, na CATEGORIA 10 – INSUMOS. 

A votação está aberta até 31 de julho de 2020. Corre lá e vote!

Acesse o link de votação : http://pt.surveymonkey.com/r/GKJLVYZ

Post que possam interessar

Esse conteúdo foi útil para você?