Linha de Aço Especiais: Veículos Leves

A Gerdau Aços Especiais possui uma linha de produtos inovadores em aços especiais no setor automotivo que contribuem na melhoria e eficiência dos veículos leves. A cadeia automotiva acompanha a transformação da indústria e do desenvolvimento do país, portanto a demanda do setor de autopeças e do setor de aço cresce de acordo com a produção e vendas de veículos.

Veículos Leves 

A categoria de veículos leves está descrita na Resolução n.º 396 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 13/dez/11, portanto os tipos de automóveis que são considerados veículos leves são: ciclomotor, motoneta, motocicleta, triciclo, quadriciclo, automóvel, utilitário, caminhonete e camioneta. Outro fator que classifica o veículo como leve é o peso bruto de até 3.500 kg e nesse volume cada veículo contém em média 150 kg de Aços Especiais.

O mercado oferece ao consumidor final uma gama de opções de veículos leves que atende a diversas situações do cotidiano como carros econômicos, hatches/ compactos e populares, carros grandes de luxo,  outros que  facilitam acesso em estradas de terra, como também carros de corrida como o famoso campeonato Stock Car

É fundamental que o veículo atenda as expectativas do consumidor como marca e design, além do conforto ao motorista praticidade ao estilo de vida.              

Além dessas características citadas, existem outros itens importantes como os componentes mecânicos, que são submetidos à esforços e são essenciais para o bom funcionamento e vida útil do veículo.

Cada veículo é desenvolvido seguindo a funcionalidade e segurança necessária ao consumidor, sendo assim destacamos que um dos principais materiais de produção dos elementos do sistema mecânico são os Aços Especiais, insumo que possui características físicas e metalúrgicas de alta exigência mecânica estabelecidas pelas empresas da cadeia automotiva.

Aços Especiais em Veículos Leves

Saiba mais sobre presença dos Aços Especiais nos principais componentes funcionais de um Veículo Leve:

  • Sistema de Transmissão: Eixos, Semi eixos, Engrenagens, Tulipas, Rolamentos e Elementos de Fixação
  • Sistema a de Direção: Eixos, Cremalheiras, Cubos de Roda, Rolamentos, Válvulas de pressão, Elementos de Partida  e Elementos de Fixação.
  • Caixa de Câmbio: Eixo Primário e secundário,Engrenagens, Rolamentos e Elementos de Fixação.
  • Suspensão: Molas, Barras Estabilizadoras, Amortecedores, Grampos, Pinos e Elementos de fixação.
  • Motor: Bielas, Virabrequim, Pinos, Eixo Comando de válvula, Rolamentos Elementos de Injeção, Elementos de Partida e, Elementos de Fixação.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso Blog e conheça outros conteúdos especiais

Abaixo você encontra algumas fontes usadas nessa criação desse post:
 

– http://www.legisweb.com.br/ – COTRAN 396 – DESCRIÇÃO DE VEÍCULO LEVE

– http://www.jcnet.com.br/auto_mercado/2010/01/564258-dr–automovel–resistencia-mecanica.html

– http://novovarejo.com.br/a-configuracao-do-setor-automotivo-no-brasil/

Esse conteúdo foi útil para você?