Linha de Aço Especiais: Veículos Pesados

A Gerdau Aços Especiais possui uma linha de produtos inovadores em aços especiais no setor automotivo que contribuem na melhoria e eficiência dos veículos pesados. 

O papel do segmento de veículos pesados está ligado diretamente com a história da sociedade no mundo. O setor é um termômetro para economia do Brasil, pois o principal meio de transportes de cargas realizado em território brasileiro é feito através dessa categoria – Caminhões e implementos agrícolas.

Quando falamos em Futuro, já existe o desenvolvimento de caminhões autônomos. No ano de 2016, nos Estados Unidos, a empresa Uber fez a primeira entrega com um caminhão autônomo. Foram 190 quilômetros, levando 2 mil pacotes de cerveja.

Veículos Leves

Como comentamos no post de veículos leve, a classificação de veículos automotores está descrita na Resolução n.º 396 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 13/dez/11, portanto os  Veículos Pesado são representados pelo micro-ônibus, tratores, caminhões, carretas, ônibus, motorhomes e veículos leves com reboque (carretinhas) e com o peso acima de 3.500 quilos.

Os caminhões como outros veículos pesados responsáveis por abastecimento de produtos do Sul ao norte do Brasil, rodam por diversas horas x quilômetros ininterruptos por diversos tipos de estradas (asfalto, terra, etc.) sendo assim, os componentes mecânicos dessa categoria devem seguir especificações de alto grau de segurança.

Os componentes do sistema transmissão, sistema de direção, caixa de câmbio, suspensão e motor são produzidos a partir Aços Especiais, matéria prima de alto desempenho e propriedades mecânicas superiores que agregam resistência e durabilidade às peças.

Curiosidades

  • Em 1895 o alemão Karl Benz desenhou e construiu o primeiro caminhão da história que usava um motor de combustão interna (diferente do motor a vapor do Fartier). 
  • primeiro motor de combustão interna foi construído em 1896 por Gottlieb Daimler.
  • Além de transporte de carga, existem caminhões preparados para corrida utilizados em um dos maiores campeonatos brasileiros da categoria do automobilismo, a Copa Truck, que substituiu a fórmula Truck desde 2017.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso Blog e conheça outros conteúdos especiais

Abaixo você encontra algumas fontes usadas nessa criação desse post:

– http://www.legisweb.com.br/

– http://pt.wikipedia.org/wiki/Cami%C3%A3o#/media/Ficheiro:DMG-lastwagen-cannstatt-1896.jpg

– http://www.transportabrasil.com.br/2020/06/uma-breve-historia-dos-caminhoes/

Esse conteúdo foi útil para você?