Parceria da Gerdau com alunos da Unicamp E-Racing

Com objetivo de fomentar e apoiar jovens talentos, a Gerdau Aços Especiais é patrocinadora do projeto E-Racing da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A parceria propicia oportunidades de criação de hubs de discussões tecnológicas em mobilidade elétrica com diferentes públicos, colaboração em projetos de fórmulas elétricas e autônomas e participações nas principais competições automotivas estudantis globais.

Equipe Unicamp E-Racing

O Unicamp E-Racing é uma equipe fundada em 2010, constituída por cerca de 100  alunos vindos das diversas áreas de Engenharia da Unicamp, como Mecânica, Elétrica, Computação, Mecatrônica e Física. O time está presente em importantes competições importantes, como a Fórmula SAE Brasil e Internacional e na Fórmula SAE Driverless Internacional. 

Segundo o grupo: 

Nossa missão não é apenas superar limites, é tornar o Brasil referência em mobilidade elétrica globalmente.” (E-Racing, Unicamp)

A equipe trabalha com o desenvolvimento de protótipos completamente elétricos, com alto desempenho e custos reduzidos. Por conta disso, a equipe está sempre em contínuo processo de inovação, projetando e manufaturando a cada temporada novos veículos com soluções criativas, viabilizados através de parcerias importantes do setor. 

O projeto também tem o objetivo de auxiliar na formação dos estudantes, agregando conhecimento técnico, planejamento e gestão no desenvolvimento completo dos veículos.

Como marco, a equipe E-Racing já conquistou prêmios importantes: 7 títulos nacionais e 2 internacionais, além do recorde de carro mais rápido das Américas com aceleração de 0 a 3km/h em 3 segundos.

Competições

O E-racing está presente na competição Fórmula SAE BRASIL que foi criada em 2004 e está a caminho da sua 19ª edição. Em 2018, a competição envolveu mais de 1030 inscritos, um número que cresce significativamente a cada ano. As equipes com melhor classificação ganham o direito de representar o Brasil em duas competições internacionais realizadas nos Estados Unidos. 

Por sua vez, a SAE INTERNATIONAL (FSAE) foi fundada em 1981 nos Estados Unidos. O seu principal objetivo é fomentar a engenharia no nível de graduação e pós-graduação, concentrando-se na gestão de desenvolvimento de um veículo elétrico de alto desempenho e custo reduzido.

Outra participação do time é a Fórmula Driverless, criada na Alemanha em 2017. A competição está crescendo a cada ano, e atualmente está na Hungria, Inglaterra e Itália, reunindo mais de 100 equipes das melhores universidades do mundo com veículos autônomos de alta performance.

Através dessa parceria, a Gerdau Aços Especiais reforça seu propósito de empoderar as pessoas que constroem o futuro. Nós marcamos presença no ramo dos veículos elétricos utilizando barras laminadas redondas para aplicações em conjuntos de redução planetária, pinos de fixação e parafusos de roda.

Saiba mais sobre o material disponibilizado pela Gerdau Aços Especiais à Equipe E-Racing da Unicamp

A Gerdau disponibiliza para a Equipe E-Racing a Barra Laminada Redonda de Aços Especiais. Trata-se de um tipo de material amplamente utilizado no setor automotivo e em outras áreas da construção mecânica. As barras são fabricadas através de um processo de laminação a quente, no qual o metal é aquecido e passa por cilindros que o deformam até atingir o formato desejado.  

Essas barras são produzidas a partir de aços carbono ou ligas especiais, dependendo da aplicação e dos requisitos de resistência e durabilidade. Podem ser utilizadas na produção de diferentes componentes, como virabrequim, biela, engrenagem, rolamento, parafuso, eixo, manga, cubo de roda, entre outros. No caso da E-Racing, o produto é principalmente utilizado em aplicações em parafusos de roda, pinos de fixação de engrenagem e conjuntos de redução planetária.

Conteúdo produzido pela área de Marketing Aços Especiais e pela Equipe E-Racing da Unicamp.

Esse conteúdo foi útil para você?