PROPRIDADES MECÂNICAS DOS AÇOS

A seguir, você confere o segundo post  sobre Propriedades Mecânicas dos Aços  escrito pelo Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin,  se você ainda não leu o primeiro post  clica aqui e conheça o conteúdo.

As propriedades mecânicas dos aços variam com o % de carbono e com o tratamento térmico. Aços normalizados apresentam aumento de dureza e de resistência mecânica com o aumento do teor de carbono. Já aços temperados apresentam aumento de dureza e resistência mecânica muito maiores, porém baixa tenacidade.

A tenacidade dos materiais pode ser representada pela área debaixo de uma curva tensão x deformação de um ensaio de tração simples. Quanto maior a área menor é a fragilidade. 

Aços temperados muito duros apresentam tenacidade muito baixa. Para que possam ser aplicados em máquinas, veículos e sistemas de transmissão, esses aços devem ser novamente aquecidos em temperaturas de 200 a 600°C, para diminuição da fragilidade.

tenacidade dos aços pode ser medida em ensaios de impacto, que medem a energia necessária para fraturar uma amostra. O ensaio de impacto mais utilizado é o ensaio do pêndulo, onde mede-se a diferença de altura atingida pelo martelo após fraturar o corpo de prova colocado em sua trajetória. Quanto menor a altura atingida maior é a tenacidade do aço menor sua fragilidade. 

Além das propriedades de resistência mencionadas, a resistência à fadiga é de extrema, importância para seleção de materiais e tratamento térmicos para projeto mecânico. Os aços submetidos a esforços cíclicos, fraturam sob tensões muito menores que o limite de resistência e mesmo menores que o limite de escoamento do aço. Quando maior o número de ciclos menor a tensão necessária para fraturar o material. Curvas SN de aços apresentam um patamar de tensão abaixo da qual o material nunca quebra, chamado limite de fadiga.

Gerdau Aços Especiais é uma das principais fornecedoras de aço para o setor automotivo e demais indústrias, com serviços personalizados para as necessidades dos clientes. Assine a newsletter e receba os melhores conteúdos sobre o Mundo dos Aços Especiais.

Esse conteúdo foi útil para você?