Propriedades Mecânicas dos Aços

Leia o post com o conteúdo desenvolvido pelo Prof. Andre Tschiptschin para o nosso Blog de Aços Especiais e saiba mais sobre as propriedades mecânicas dos aços.

Aços especiais para construção mecânica têm muito bom desempenho em serviço, em função de suas propriedades mecânicas. O comportamento mecânico dos aços depende da composição química e da forma como foram processados. O conjunto de propriedades mecânicas de um aço irá definir como esse material irá se comportar sob as solicitações mecânicas especificadas em projeto para aquele componente.

QUAIS SÃO AS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS AÇOS?

Dureza é uma medida da resistência à deformação plástica localizada induzida por penetração de um indentador ou de uma partícula abrasiva.

Limite de escoamento é a tensão máxima que pode ser aplicada sem que o material sofra deformação permanente ou irreversível. A aplicação de esforços menores que o limite de escoamento causa deformações elásticas reversíveis.

Limite de resistência é tensão máxima que um material aguenta quando tracionado (esticado) antes de quebrar. A aplicação de esforços maiores que o limite de resistência causa fratura do material.

Alongamento máximo é a deformação que um material aguenta quando tracionado (esticado) antes de quebrar.

Tenacidade é a capacidade de um aço absorver energia e deformar plasticamente sem fraturar.

Limite de fadiga ou resistência à fadiga é a tensão abaixo da qual um material pode ser submetido a um número infinito de ciclos de esforços sem causar uma fratura por fadiga.

  • Quando submetidos a esforços mecânicos, os aços podem apresentar comportamento puramente elástico, se as forças aplicadas forem menores que o Limite de Escoamento. Nessa situação, qualquer peça de aço, por exemplo, uma mola, sob a ação de esforços de tração, irá deformar elasticamente. Quando aliviada a carga aplicada, a peça retorna ao seu formato original. 
     
  • Quando os esforços mecânicos aplicados são maiores que o limite de escoamento, a mola sofre deformação plástica permanente. Quando aliviado o esforço, a mola não retorna ao seu comprimento original, perde sua funcionalidade e não pode mais ser usada na função especificada (falha dimensional).
     
  • Quando o esforço aplicado é maior que o limite de resistência, ocorre a fratura do material. Se puxarmos a mola fazendo um esforço maior que o seu limite de resistência. ocorre fratura e a mola não pode mais ser usada (falha por fratura).

Leia também o nosso post sobre os tipos de acabamento de aços especiais.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Aços Especiais? Inscreva-se na nossa Newsletter

Esse conteúdo foi útil para você?