Quais são os tipos de Grafenos?

Vamos falar um pouco sobre as principais tipos de grafenos e suas principais característicase,  sevocê ainda não leu o post O que é Grafeno, clica aqui e conheça esse material.

Os dois principais tipos são:

  • Flocos de grafeno: Produzidos ao se esfoliar o grafite mecânica ou quimicamente. Durante o processo de esfoliação, diferentes tipos de flocos são produzidos, alguns com mais camadas, outros com menos, alguns com maior tamanho lateral e outros menores. Dependendo da qualidade do grafite, a qualidade dos flocos também pode variar. Os flocos precisam ser incorporados aos materiais de forma homogênea, sendo este o desafio tecnológico, pois os flocos tendem a se aglomerar e formar clusters.
     
  • Filmes de grafeno CVD: Produzidos quando um gás contendo carbono é inserido em um forno mantido a uma temperatura elevada (> 800C). O gás atinge um substrato de cobre ou níquel, saturando-o com carbono. Uma vez saturada a superfície, uma única camada de grafeno difunde-se, resultando em um filme grafeno. O filme precisará ser transferido para outros substratos para ser utilizado, tarefa que não é simples de ser feita.

Principais características

O grafeno possui propriedades únicas. Ele é considerado o melhor material condutor elétrico que existe, um dos melhores condutores térmicos e ainda um dos materiais mais resistentes e duros da atualidade. As propriedades óticas do grafeno também são excelentes, ele permite a passagem de quase 98% da luz incidente. Além disso, ele é extremamente flexível e impermeável.

Conteúdo adaptado: Webinar realizado pela Área de Marketing Aços Especiais da Gerdau em julho de 2020 – Como a Gerdau Aços Especiais está se preparando para o futuro ?  | Episódio:   GRAFENO

Esse conteúdo foi útil para você?