Aços Especiais Gerdau: confira a linha de produtos

Quando alguém se refere à Gerdau, no que você pensa?

Com certeza você pensa em aço… para Construção Civil. Mas você sabia que, na realidade, a Gerdau atende a diversos segmentos, que vão desde agropecuária e implementos rodoviários até aço para o segmento naval

Com mais de 119 anos de história e presente em 10 países, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de Aços Longos e Aços Especiais no mundo. É justamente para que você possa conhecer melhor toda a nossa linha de produtos, processos e aplicações que desenvolvemos o Blog do Aço, esse espaço especialmente dedicado para a troca de conhecimentos e experiências. 

No post de hoje, vamos falar sobre Aços Especiais, segmento no qual a Gerdau é referência. Somos reconhecidos pela qualidade de nossa estrutura e de nossos processos, o que é garantido conforme as normas ISO 9001, ISO 14001, IATF 16949 e PED-Pressure Equipment Directive. Que tal saber mais sobre o que são aços especiais e quais são os produtos que oferecemos? Vamos lá! 

O que são aços especiais?

Aços especiais, também conhecidos como aços-liga, são uma classe de materiais que possuem propriedades mecânicas e físicas superiores às dos aços convencionais. 

Esses tipos de aços passam por mudanças químicas e físicas em sua composição, que têm como finalidade potencializar as propriedades do material. Esses processos costumam envolver, por exemplo, o aumento do teor de carbono ou a adição de elementos de liga, como zinco, cromo, alumínio, manganês e outros. 
Os aços especiais, portanto, são desenvolvidos para atender às necessidades de aplicações específicas que exigem tenacidade e alta resistência, como à corrosão e à temperatura. São amplamente utilizados em diversas indústrias, tais como aeroespacial, setor automotivo, construção e energia. Também podem ser encontrados em uma variedade de formas e especificações, como aços laminados, forjados, lingotes, tarugos e etc.

Aços Especiais: mais informações sobre a linha de produtos Gerdau

A seguir, vamos trazer mais detalhes sobre o nosso segmento de aços especiais, tais como algumas das normas de classificação relevantes para o assunto e exemplos dos produtos que oferecemos. 
Um de nossos principais destaques é a produção de aços especiais para a indústria automotiva. Dentro desse setor, trabalhamos com as linhas Gerdau Custom (para a fabricação de produtos customizados), Gerdau Max (com soluções específicas para a produção de molas, rolamentos e engrenagens), Gerdau Standard (ideal para a indústria de Construção Mecânica) e Gerdau Tech (para produtos com alta tecnologia agregada). 

Normas SAE , DIN e JIS: classificação dos aços

As normas SAE, DIN e JIS são importantes referências no segmento de produção de aço, posto que estabelecem diretrizes para a fabricação e utilização de materiais metálicos em todo o mundo. 

A sigla SAE se refere ao sistema de codificação desenvolvido pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (Society of Automotive Engineers, em inglês) para identificar e classificar os tipos de aço. Trata-se de um sistema amplamente utilizado ao redor do mundo, especialmente para definir e padronizar questões referentes à composição química e às propriedades mecânicas de diversos tipos de aço, incluindo aços carbono, aços-liga e outros. Outras normas, também bastante conhecidas e empregadas, são a alemã DIN (Deutsches Institut für Normung), muito aplicada na Europa, e a japonesa JIS (Japanese Industrial Standards), utilizada como referência para a fabricação de produtos no Japão e em outros países da Ásia.  

Linha de aços especiais para Construção Mecânica

AÇOS LAMINADOS

Barra Laminada Chata

  • Barra Chata Canto Especial
  • Barra Chata Canto Mola
  • Barra Chata Canto Redonda
  • Barra Chata Canto Vivo
  • Barra Chata Perfil C

Barra Laminada Redonda

Barra Laminada Quadrada

Barra Laminada Sextavada

Bloco Retangular

Bloco Quadrado

Fio Máquina Redondo

Fio Máquina Sextavado

AÇOS FORJADOS

ARAMES

Os Arames de Construção Mecânica Gerdau são produtos que possuem alta resistência à tração e são utilizados principalmente no mercado automotivo, como fixadores e rolamentos. Os arames de Alto Teor de Carbono (ATC), em particular, são destinados à aplicação em molas mecânicas, fitas laminadas a frio e diversos tipos de artefatos. 

  • Arame Calibrado
  • Arame Calibrado Invertido
  • Arame Formac
  • Arames Alto Teor De Carbono

TARUGOS

Os Tarugos Quadrados de Construção Mecânica da Gerdau são produzidos através do processo de lingotamento contínuo enquanto ainda estão no estado bruto de fusão. São utilizados para a fabricação de peças forjadas ou para a laminação de barras ou perfis. Esses tarugos podem ser fabricados a partir de uma variedade de aços, sendo os mais populares o SAE 1045, SAE 4140 e SAE 8620.

LINGOTES

Os Lingotes de Construção Mecânica Gerdau são produzidos através do processo de lingotamento convencional no estado bruto de fusão, sendo bastante empregados na fabricação de peças forjadas e na laminação de barras ou perfis. Costumam ser produzidos em uma variedade de aços, de modo que os mais populares são o  DIN 42CrMo4 e o SAE 4340.

CONFIRA O CATÁLOGO COMPLETO: acesse o nosso site e vá para a aba de Catálogos e Manuais. Na caixa de busca, digite “aços especiais”. Desse modo, você pode fazer o download de nosso catálogo completo de Aços Especiais

Gerdau Aços Especiais no Brasil

Atualmente, a Gerdau Aços Especiais Brasil conta com três unidades, localizadas nas cidades de Charqueadas (RS), Pindamonhangaba e Mogi das Cruzes (SP). Essas unidades são amplamente reconhecidas pela qualidade e pelo alto valor agregado de seus produtos e serviços, desenvolvidos com excelência para cada cliente e projeto.

Esse conteúdo foi útil para você?